A freguesia de Espiunca é muito rica do ponto de vista turístico, sendo o Rio Paiva, Moinhos Tradicionais Milho e Linho e as celebrações religiosas, pontos de “passagem obrigatória” dos “forasteiros” que nos visitam.
O Rio Paiva é a de atracção turística não só da freguesia de Espiunca, como de todo o concelho de Arouca, tendo a particularidade de ser procurado ao longo de todo o ano. Na época de inverno a bravura das águas faz as delícias dos amantes dos desportos radicais, sendo Espiunca um ponto muito importante para os praticantes destes desportos dado que se trata de um local de embarque e desembarque.
No verão a freguesia de Espiunca é visitada por centenas de turistas que “trocam” a confusão das praias pelas límpidas e calmas águas do Paiva. As suas margens permitem ainda que se disfrute de um merecido descanso e se realizem inesquecíveis piqueniques.
Outro ponto de muita riqueza turística da freguesia e que se encontra no lugar de Espiunca, são os Moinhos Tradicionais Milho e Linho que representam muito da riqueza cultural do concelho, o que motiva a visita de todos aqueles que se interessam por recordar as antigas tradições da região.
Outro ponto de muito interesse na freguesia de Espiunca, são as várias festividades que nela se realizam, com especial relevo para as festividades de S. Martinho, Senhor dos enfermos e S. Plagio.
O Senhor dos enfermos tem a sua capelinha no lugar de Serabigões e é celebrado no dia de Pentecostes (50 dias depois do domingo de Páscoa). É uma romaria comemorada de forma muito simples, sendo o lugar de Serabigões, nestes dias, muito visitado por peregrinos que vêm cumprir promessas ou agradecer ao “senhor dos doentes”. http://pt.wikipedia.org/wiki/Pentecostes (este link vai pra a historia no wikipedia do Pentecostes).
Outra festividade da freguesia é o S. Pelágio no lugar de Vila Viçosa, sendo o seu “verdadeiro dia” 26 de Junho, dia que é marcado com a realização de uma procissão. A romaria decorre no segundo fim-de-semana de Julho e é comemorada de forma muito entusiasta pelas gentes locais, sendo a festividade acompanhada por um grandioso programa de festas.
Já próximo do fim do ano temos o S. Martinho que é o padroeiro da freguesia sendo esta romaria comemorada sempre em clima de grande alegria, sendo organizado um grandioso magusto acompanhado pelo bom vinho da região.